Como fazer leite de soja e tofu em casa!

Postado por

Pra fazer tofu, a gente precisa de leite de soja. Então hoje vou te ensinar a fazer os dois em casa!



LEITE DE SOJA

1 xícara de soja orgânica em grãos
5 xícaras de água

Deixe a soja de molho na água por um dia ou dois. Escorra a soja, lave com um pouco de água e bata com 5 copos de água durante 1 minuto. Cuidado para não bater demais caso seu liquidificador seja muito potente. Coe com um voal ou pano limpo!
Se não for fazer tofu, armazene numa embalagem (preferencialmente de vidro) por até 7 dias.

*O resíduo (okara) pode ser utilizado par fazer algumas receitas. Eu nunca fiz nenhuma, mas no Google tem muitas. Escolha a que mais te agradar.

754 leite de soja e tofu caseiros-01

TOFU

5 xícaras de leite de soja
1/2 copo de água
1 + 1/2 colher de sopa de suco de limão

Leve o leite para aquecer e vá mexendo. A temperatura ideal é atingir os 70°C, mas se você não tiver um termômetro, é só esperar ele ferver, desligar e deixar descansar em torno de 5 minutos.
Misture a água com o suco de limão e coloque metade no leite. Vá mexendo por alguns segundos, coloque o restante do limão e vá fazendo movimentos para cima e para baixo. Quando o leite começar a coagular, cubra o leite e deixe descansando por 20 minutos.
Depois desse tempo, o leite deve estar com pedaços maiores e com um líquido amarelado, mas não mais opaco. Se estiver parecendo com leite ainda, vai precisar colocar um pouco mais de suco de limão diluído na água e mexer novamente.
Despeje numa forma para queijo ou tofu, ou improvise com uma peneira ou panela de vapor com um pano limpo ou voal. Esprema o máximo que conseguir e faça um pacotinho com um pano. Depois, coloque algum peso durante 30 minutos a 1 hora para deixar o tofu firme.
Retire o tofu e coloque o tofu em água gelada. Quanto mais gelada, melhor!
Armazene num pote com água na geladeira por até 7-8 dias.

754 leite de soja e tofu caseiros-02

Deixe seu comentário