Costumes canadenses que eu adquiri #vidaemto

Postado por

Quando você vai morar em outro país acaba mudando um pouco os seus costumes. Eu mudei vários dos meus e hoje vim contar um pouco sobre eles.
Omiti tirar os sapatos ao entrar em casa e pedir desculpa por tudo porque acho que todo mundo sempre coloca isso! hahahahahha

– Olhar a temperatura todos os dias: não importa a estação, eu sempre olho a temperatura antes de sair de casa. Aqui as vezes a temperatura varia demais: as vezes a sensação hoje é de 20ºC, mas amanhã tá sensação de 40ºC. Também tem o fato de que a sensação térmica normalmente é bem diferente da temperatura. No inverno, por exemplo, pode estar fazendo -15ºC, mas com sensação de -30ºC.

– Ser prioridade para atravessar a rua: hoje não paro mais e espero os carros passarem porque eu sei que eles vão parar e esperar para que eu possa atravessar a rua, então sempre tomo a atitude de atravessar antes. Parece bobagem, mas quando ando com alguém recém chegado do Brasil, a pessoa meio que dá uma paradinha e fica um pouco chocada com o fato de eu parecer nem ver o carro hahahaha Mas eu faço isso com atenção, claro!

– Usar lenços umedecidos: assim que eu cheguei, sentia um pouco de falta de pano de chão, pano de pó, pano pano pano! Mas aqui eles usam muito lenço. Então tem lenço umedecido com desinfetante, lencinho antisséptico para as mãos, para chão, para banheiro… Hoje eu uso muito mais, mas com uma certa moderação porque tenho pena do meio ambiente.

– Não ter vergonha de usar o que eu gosto: esse ano eu conclui que existem muitas coisas que eu não sei se gosto, porque cresci ouvindo que era feito ou não me valorizava. Então tenho tentado usar algumas coisas diferentes (tipo sair de batom azul) e, se eu curtir, uso mesmo e ninguém nem olha pra mim.

– Respeitar mais as pessoas: assim como adoro que ninguém se importa com o que gosto e uso, passei a respeitar mais as pessoas. No Brasil a gente tem mais costume de olhar quando alguém usa algo diferente, e as vezes até de forma positiva, mas me controlo pra não ficar olhando – mesmo que eu esteja achando aquilo o máximo – para não deixar ninguém desconfortável. Também aprendi mais ainda sobre diferenças e sobre cada um escolher o que gostar e se sentir bem.

– Usar sacolas retornáveis para ir ao mercado: muitos mercados aqui cobram pelas sacolinhas de mercado, então as pessoas usam sacolas retornáveis (que é bem mais fácil e ecológico) e eu aderi super. Bem melhor!

– Comprar embalagens maiores no mercado: outro dia me peguei comprando um saco de 5kg de farinha de trigo! hahahaha Quanto maior a embalagem, mais vale a pena. Eu sabia que iria usar a farinha toda e que ela ficaria bem armazenada aqui em casa, então comprei e deu certo. Faço isso sempre de forma inteligente, senão a gente acaba comprando muito mais comida e acaba estragando.

Alguém aí mora/já morou fora e mudou os hábitos? Conta pra mim nos comentários!

Esse post faz parte do #vidaemTO, projeto que tenho com outras blogueiras daqui de Toronto. Conheça os outros posts:
Outside Brazil
Minha neve e cia
Gaby no Canadá
Baianos no pólo norte
Virei canadense
Mikix

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Carol

    Muito legal sua lista. Eu tb morro de pena de usar muitos lencinhos, acabo que eu sempre tenho pano de chão e algumas toalhas velhas que servem o propósito de limpeza tb. Bjs

    Responder
  2. Sté Maciel

    Aqui no Brasil alguns mercados tentaram cobrar sacolinhas há um tempinho atrás, mas, não deu em nada. Uma pena!
    Deve ser o máximo ser prioridade pra atravessar a rua, porque por aqui só consigo atravessar no verão e se estiver de short curto! :p hahaha triste realidade!
    Tava com saudade docê <3

    Responder