Blogar ou não blogar?

Postado por

Ter blog é uma coisa que mexe muito com meu fraco coraçãozinho! hahahaha Mas falando sério, não é uma coisa que eu faço sem nenhum esforço. Além de todo o trabalho que eu tenho (e não reclamo porque adoro e sou grata por ter isso como profissão), mexe muito com meu psicológico e ultimamente (acho que de 1 ano pra cá) venho me questionando muito: se vale a pena, se é nesse meio que quero estar, se isso tem me feito bem… Fico vendo comentários sobre outras blogueiras e leio cada coisa absurda. Me pergunto se esse público também tá alí me assistindo pra fazer o mesmo tipo de comentário, se eu devo mesmo expor a minha vida assim, sem saber que tipo de pessoa assiste.

Tem blogueira de todo tipo: a normal, a mais metidinha, a mimada, a patricinha, a rica, a gente boa, a engraçada, a mau caráter, a sincera, etc… Mas isso não é exclusividade do mundo dos blogs! Isso existe em todas as profissões! Me pergunto porque diabos tanto ódio por quem tem blog. Porque simplesmente não acompanhar? Será que as pessoas não percebem que sentimentos ruins causam mais danos a quem os possui?
Claro que tem muita gente legal, que tá sempre alí comigo mandando energias boas, deixando comentários legais e que me acrescentam algo. E acho que é por causa dessas pessoas que ainda estou por aqui (e também porque amo, não posso negar).

Quando comecei o blog eu era mais imatura, mais impulsiva, me colocava menos no lugar do outro, fazia o que eu queria naquela hora sem pensar muito no amanhã. Hoje sou tão diferente… Penso muito mais no que falar e em como falar, tento me colocar no lugar de outras pessoas. Acho que estou ficando mais sensível.
Muitos dias eu acordo pensando que toda profissão tem coisas boas e ruins, que eu sou privilegiada por poder trabalhar em casa, fazer as coisas que eu gosto, por organizar meu horário. Penso que eu devo dar o meu melhor mesmo, focando em quem tá alí para ser acrescentado e acrescentar. Mas também tem os outros dias, que eu acordo achando que a internet tá cheia demais, que tá tudo igual, que as pessoas criticam a blogueira fútil e logo em seguida soltam um comentário: “nossa, você viu como tal blogueira engordou?”, como se aquilo realmente fizesse alguma diferença.

Fico vendo perfis fakes criados só pra criticar o trabalho alheio, pra fazer fofoca e intriga, um ódio gratuito sendo publicado e compartilhado. E aí eu perco a vontade! Só quero ficar quietinha no meu canto, não sinto vontade de gravar nem editar, não sinto vontade de postar fotos nas redes sociais.
Então ainda estou aqui indecisa, em cima do muro, sem conseguir decidir pra que lado vou pular.

Deixe seu comentário

35 comentários

  1. Thainá

    Isa, os blogs pra mim são o berço das redes sociais. Muita gente fala mal de blogueira, de ter blog, dizendo que é futilidade, mas, são as mesmas pessoas que possuem perfil no Facebook. Me diz: qual a diferença de se ter um blog e ter um facebook? NENHUMAAAAA… as pessoas são tão ignorantes que não notam que é a mesma coisa.

    Sei que criar conteúdo no blog não tem dado tanto retorno financeiro e interação como os vídeos, ultimamente, mas acho importante ainda o formato texto/ blog.

    Alguns nichos precisam desse formato, tem coisa que só dá pra ser transmitida mesmo em texto, não tem jeito. Então, continue postando… As vezes, quando bater esse desânimo, não se force a postar. Eu mesma estou a uma semana sem postar nada no Instagram e não quis me forçar a postar “só pra não ficar desatualizado”. Os blogs, mais que uma profissão, são um registro de nossas memórias, que no futuro, você vai gostar muito de ter preservado. Beijos!!!!

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada pelo carinho, Thainá <3

      Responder
  2. Talita Conrado

    Oi Bela, te acompanho há alguns anos… tenho percebido isso em vc faz algum tempo… e posso te dar um conselho? Faça o que te der vontade… se quer dar um tempo, dê um tempo… Já faz mais de dois anos que tenho vontade de ter um canal no youtube, e sempre ficava na dúvida… cheguei a gravar alguns vídeos… mas eu tb me incomodava de saber que pessoas maldosas poderiam estar ali no meu canal… apaguei alguns vídeos… depois gravei outros… enfim fiquei nessa por um tempo… aí desencanei, casei, engravidei, e decidi ( e agora acho que é pra valer) que quero sim gravar para o meu canal… no meu ritmo… com um conteúdo que realmente faça meu coração vibrar: Psicologia e maternidade…. (sou psicóloga), enfim aceite esse momento…. faz parte…. e se quiser parar pare por um tempo…. ou pare de vez… tudo isso faz parte… beijos, e nunca se esqueça que a internet está cheia de pessoas maldosas sim, mas tb tem muita gente boa sim! assim como eu e vc… e com certeza somos maioria!

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada pelo carinho e boa sorte pra você!

      Responder
  3. Rafaella

    Isa minha linda!
    Sei que isso deve apertar seu coraçãozinho, mas em tudo Deus tem um propósito. Seu vídeos alegram e animam meus dias,me ensinam me encorajam e além de mim sei que tem muita gente pras quais seus videos tem essa relevância.
    Acho que a duvida e o questionamento são válidos, aliás são necessários para o crescimento, e como percebo que você cresceu e melhorou…
    Não se entristeca,apenas siga em frente,se não for esse o proposito que Deus tem pra sua vida Ele dará um jeitinho de te mostrar.
    Com carinho, Rafa.

    Responder
    1. Isabela

      Obrigada pelo carinho, Rafa :)

      Responder
  4. Lilian Lima

    Isa, acompanho seu blog há muito tempo e adoro seu trabalho! Realmente existem pessoas que só sabem criticar e nos (também tenho um blog) colocar para baixo. Acredito muito em fazer o que amo, independente da opinião dos outros, mas confesso que às vezes bate aquele momento em que paramos e pensamos se é isso mesmo o que queremos. Te encorajo a fazer o que ama, se é blogar e fazer vídeos, continue. Além das pessoas que não nos vêem com bons olhos, existem pessoas que amam seu trabalho e te acompanham. Em qualquer que seja sua profissão haverá pessoas que querem te colocar para baixo e passar por cima. Se você ama o que você faz, não é trabalho. Beijos <3

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada pelo carinho <333

      Responder
  5. ZILANDRA

    Isa por aqueles que te amam e curte o seu trabalho, CONTINUE…
    E muito ódio gratuito por ai, mais aiba que vc faz muito bem a muitas pessoas, foca nisso sua linda…
    ADORO VC

    Responder
    1. Isabela

      Zi, você é uma querida. Muito obrigada pelo carinho sempre! Beijo!

      Responder
  6. Ju

    Isa, eu te entendo perfeitamente! Não faço parte desse mundo de bloggers/youtubers, mas trabalho com saúde (em uma área específica) que me dá a oportunidade de trabalhar em casa, organizar meus horários e ter tempo pra fazer as coisas que eu gosto! Deus é muito bom comigo e eu tento ser grata sempre, só que também venho me questionando se esse trabalho está me fazendo realmente feliz, se é com isso e dessa forma que eu quero trabalhar e seguir pelo resto da minha vida… Enfim!! Só queria falar pra você o quanto eu amo te assistir, o quanto eu amo suas dicas e o quanto você me ajudou em várias delas… Descobri seu canal a um bom tempo já, mais de um ano, e juro, desde então não deixo de assistir nenhum dos seus vídeos, de acompanhar sempre você no blog, no snap, no instagram… não sou de comentar muito, porque sou mais de admirar as pessoas em silêncio, mas adoro de verdade o seu trabalho e dá pra perceber que você faz tudo com muito amor e com muita dedicação e o que mais amo nisso tudo é o quanto você é “vida real” em tudo!! Eu também fico chocada em como tem gente ruim nesse mundo, que quer nos colocar pra baixo, esse ódio gratuito como você disse mto bem e sei que seria egoísmo da minha parte pedir que você continuasse.. Mas só queria que você soubesse o quanto eu sou sua fã, o quanto eu te admiro e o quanto você me ajudou em várias situações com suas dicas/conselhos valiosos!! Não poderia deixar de comentar dessa vez, até porque eu acho que era o que eu precisar ouvir pra continuar com a seguir com o trabalho que eu faço, que é de que eu mudei vidas pra melhor! Um beijo grande no seu coração e espero que Deus te dê a força que você precisa pra continuar iluminando o mundo com a sua luz e não abandonar o que você ama por quem não vale a pena! Vou sentir sua falta enquanto você tiver afastada :( Um beijo grande no seu coração

    Responder
    1. Isabela

      Oi Ju! Que mensagem linda, nem sei como te agradecer por tanto amor <3
      Não vou me afastar, vou continuar postando porque gosto. Isso é algo que venho me questionando faz muito tempo, sabe?
      Obrigada mesmo pelo carinho e companhia! Um beijo!

      Responder
  7. Gabriela Raposo

    Isa, acho que você tem que fazer o que seu coração manda. Se está com vontade de dar um tempo o melhor que tem a fazer é se dar esse tempo. Não tenha medo, acho que isso é o famoso FOMO (fear of missing out). Não tenha medo de estar de fora, as vezes é de fora que conseguimos parar e pensar o que é melhor. Tenho certeza que se der um tempo vai ser bom e todo mundo que gosta de você vai entender. Beijos!

    Responder
    1. Isabela

      Pior é que meu coração é o que tá mais em dúvida hahahaha Mas acharei uma resposta, eu sei! Obrigada pelo apoio <3

      Responder
  8. Karen

    Oi Isa, tudo bem? Bom ano passado eu conheci seu canal e quando eu gosto de algum canal no youtube eu me inscrevo e começo acompanhar fora que eu amei seus conteúdos, e comecei te ver desdo primeiro vídeo confesso que não terminei de ver todos os antigos rs, e sim muitas coisas de dicas que vejo sua me influenciou a comprar um determinado sabonete pro rosto, uma receitinha eu fazia confesso que quando comecei a namorar eu fiquei um pouco mas cuidadosa comigo mas vendo seus vídeos, eu fiquei querendo ser muito mais, acho você linda com várias dicas e isso fez eu querer ter uma iniciativa de ter mas cuidados cmg, em relação a minha pele acneica, cabelo caindo e isso foi tão bom. Eu via seus vídeos e dava pause no produto e dava print pq eu queri comprar exatamente igual, tá eu sei que você deixava o nome tudo certinho mas eu queria levar a ft pois na hora de comprar não queria errar, rs eu acho seu canal diferenciado pois tem vários assuntos e pode até existir mil vides sobre aquele mesmo assunto mas o seu pode sim ser o diferencial pela maneira que você aborda no vídeo que você fala e eu gosto muito disso, não sou muito de comentar sempre curto vejo já até brinquei algumas vezes no ig quando vc posta uma ft e pede pra gente falar de algo mas eu acho que você deveria ver o seu lado, isso está acontecendo com você das pessoas te ofenderem te julgarem e tal?! Eu acho que a maioria dessas pessoas falam isso com ódio pq ou é frustado em algo e tenta frustar o próximo ou ela queria estar ai no seu lugar e nunca conseguiu. Sempre achei essas pessoas que perdem tempo se metendo na vidas de vcs Youtube sõ meras pessoas idiotas que infelizmente tem gente que se importa pode até machucar e tal mas tem que ignorar, seu trabalho esta agradando ou desagradando? Se ta agradando esquece eles, veja aquelas pessoas que pode até criticar mas de uma maneira que venha te ajudar não a que te insulta. Bom acho que vc deve fazer o que seu coração sente, não adianta fazer nada por nós e ser infeliz se vc acha que não consegue mais que acha que já foi o suficiente então para. É muito bom ter um trabalho e estar fazendo algo que você gosta isso nem parece que é trabalho e você é privilegiada nisso e realmente todo trabalho tem suas dificuldades existem pessoas assim que vai sempre agredir não é opinar é agredir mesmo com palavras mas tem que saber levar. Jamais quero deixar de ver você acho você muito transparente e verdadeira e obrigada por tudo que tem feito por nós, e desculpe por não ser uma leitora invisível talvez eu possa tentar me tornar visível e vc não ver mas mesmo assim quero poder ajudar a te incentivar e mostrar o que você significa para mim, para nós. Eu sou péssima pra escrever vem mil coisas na mente e acabo me embolando e ficar sem pé e sem cabeça esse texto uahuha. Adoro você.

    Responder
    1. Isabela

      Karen, muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz em saber que te faço companhia mesmo estando longe. Graças a Deus tenho poucos comentários ruins, o que me deixa triste é o mundo dos blogs de forma geral. Mas espero que passe logo.
      Muito obrigada pela sua mensagem, viu?
      Um beijo! <3

      Responder
  9. Rejane Akemi

    Isa, outro dia eu parei para pensar nisso também. Acho que esse ódio nas redes sociais não é gratuito, mas também não é para atingir quem estas pessoas dizem estar atingindo com as ofensas. Na verdade, é tudo com relação à elas mesmas! Essas pessoas ficam incomodadas em ver algo nas blogueiras com a qual elas não sabem lidar, tipo uma criança com sono que não sabe o que fazer e fica irritada, chora, porque as blogueiras inovaram um modo de vida profissional em que é possível juntar prazer e trabalho. E por que não julgar e ofender outras pessoas e/ou outras profissões? Porque os blogs são mais fáceis de acessar. São públicos, então de maior visibilidade. É a melhor maneira de chamar a atenção. Como diz Flavia Melissa “se não é amor, é um pedido de amor”. Não estou dizendo que não nos afeta e não ficamos nervosas e magoadas quando fazem isso. Eu fico e muito! Mas depois me ajuda quando penso “Como isso me ajuda a chegar onde eu quero, a realizar os meus sonhos? E o que eu devo fazer agora que vai ajudar?”. Respiro fundo e sigo. Uma sugestão para você, que já falei em outras mensagens que te admiro por você manter sua essência no mundo dos blogs. Por isso, se tiver que mudar algo, mude, mas não mude pelos outros. Mude por você. ;) Beijão

    Responder
    1. Isabela

      Acho que tu tem razão (só pra variar um pouco hahaha). Vou começar a ver por esse lado e sei que serei mais feliz.
      Tu é especial demais <3

      Responder
  10. Nicole Boghosian

    Deve ser difícil mesmo, mas sei lá… O mundo é cheio de gente babaca, não tem muito o que se possa fazer quanto a isso. Como blogueiras vocês acabam suscetíveis tanto a muita gente legal, como a muita gente babaca e sem educação. O jeito é não levar essas pessoas a sério, porque realmente não vale a pena se importar com o o que gente assim pensa ou fala. Você tem seguidores sérios e que te admiram, que te acompanham porque gostam de você independente de peso, roupa, maquiagem ou qualquer outra superficialidade. Foque nisso (: Adoro você.

    Responder
    1. Isabela

      Obrigada pelo apoio, Nicole! Um beijo!

      Responder
  11. Viviane Garcia

    xuxu, tira o foco disso, passa por cima e continua seu trabalho, ele é a sua essencia, vc coloca pro mundo o que vc é, independente se é no blog ou em outras redes sociais, não presta atenção nos haster, deixa pra lá, cachorro morto ninguém chuta kkkkkkkk bjs e adoro te acompanhar ;)

    Responder
    1. Isabela

      Obrigada pelo carinho, Vivi! Um beijo!

      Responder
  12. Ana Paula Camina

    Poxa Isa, fico triste que você se sinta assim e entendo perfeitamente.
    Eu que tenho um blog com 5 acessos por dia e só tenho que lidar praticamente com os amigos do Facebook já me questiono o quanto estou me exibindo ou não, imagina você com a repercussão que você tem.
    Como eu gosto de você, dos textos, dos vídeos, sempre vou torcer pra você continuar um trabalho que me ajuda a conhecer produtos, a ver as coisas com um novo ponto de vista, a me divertir simplesmente.
    Mas espero ainda mais que você faça o que for levar paz pro seu coração.
    Um abraço apertado.
    Ana.

    Responder
    1. Isabela

      Que fofa! Muito obrigada pelo carinho, me senti acolhida hahahah
      Um beijo!

      Responder
  13. thaiz

    fica do nosso lado ué … simples … muito simples …
    te amooooooooooooooooooooooooooo!!!! <3
    Tatis

    Responder
    1. Isabela

      ahhahahah sua linda <3

      Responder
  14. Sthefanny Maciel

    Isa, minha flor, não se deixe influenciar por pessoas ruins. Tem tanta gente de bom coração que te segue e faz comentários positivos, te incentivando a blogar mais.
    Infelizmente quem faz comentários negativos não se coloca no lugar de quem está por trás do blog. Eu sei, é horrível ser criticada, acho que ninguém gosta, mas você tem que ter consciência da sua importância para os seus leitores fiéis e isso inclui euzinha! Eu te encontrei faz pouco tempo, confesso, eu estava procurando por intercâmbio no Canadá e você apareceu lindamente e a partir daquele dia eu passei a visitar seu blog todos os dias, não só porque você está fazendo algo que eu goste, mas sim porque o seu conteúdo me prendeu.
    Você tem que aprender a ignorar pessoas/comentários que não acrescentam nada para você, filtre apenas os bons, aqueles como eu que adora ver seus vídeos e ler suas dicas!
    Não nos abandone, please ♥

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada pela sinceridade e carinho, Sthefanny!
      Um beijo!

      Responder
  15. Só queria engrossar o coro das meninas que visitam teu blog diariamente e adoram teu conteúdo. Saiba que estamos aqui! Mas, claro, faça o que seu coração mandar.
    Beijos e boa semana.

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada <3

      Responder
  16. Larissa

    Isa, seu blog é único! Vc é sincera nas suas postagens, coisa difícil de encontrar em outros blogs (sempre que quero uma opinião verdadeira de algum produto venho aqui…). Precisamos mais disso nos blogs e na vida!
    Adoro seu trabalho! <3

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada pelo carinho e confiança, Lari. Um beijo :*

      Responder
  17. Linda, se tiver pelo menos uma pessoa que goste do que a gente faz, vale a pena fazer e eu sou uma que adoro seu jeitinho de passar as coisas para a gente com verdade e umildade e só faça o que faz seu coração feliz que a gente vai respeitar, bjs querida

    Responder
    1. Isabela

      Muito obrigada pelo carinho :) Um beijo!

      Responder
  18. Gleyce

    Isa como te disse no outro comentário to começando a apreciar teu trabalho não desista não eu sou uma pessoa que estou tentando aprender o que vc faz de melhor, ensinar, incentivar, fazer, tudo de bom . Pois agora que vou conhecer a fundo sobre delineando maquiagem vc não vai desistir agora né. Diz pra este coraçãozinho ai quenta mais um cadinho que tem uma mineirinha precisando de ajuda. To adorando navegar no teu blog.
    Obrigada pelo carinho com teus seguidores. Estou vendo que todas que te seguem tem mais tempo, mas nunca é tarde pra mim começar a cuidar mais de mim.
    Abraços

    Responder